Boas

Obrigado por ter passado pelo blog e, é claro, não se esqueça de se adicionar aos amigos. Sempre ajuda para que este site se torne algo mais!

domingo, 16 de janeiro de 2011

"Quem quer ser bilionário? (Q and A)" - Vikas Swarup

Sabem aquele tipo de livros que demoram ou têm preguiça para lê-los porque acham que vão ser uma seca? Bem, digamos que, estranhamente, eu julguei-o assim. Mas de certeza que tal só acontece comigo...

Desde cedo que Ram Mohammad Thomas tem um dom: consegue ultrapassar cada obstáculo sem dar por isso. E isso reflete-se quando entra no programa "Quem quer ser bilionário" e ganha o prémio máximo, acertando em todas as perguntas.

Mas os gerentes do programa e até a polícia indiana desconfiam que a história traz água no bico. Porquê? Porque Ram é um jovem orfão que trabalha como empregado de balcão num dos mais pobres e degradados bairros de lata de Bombaim. Terá sido Ram capaz de copiar as 12 perguntas que constituiam o programa e arrecadado o bilião de rupias mesmo por baixo dos seus narizes? Esta é a pergunta que todos os leitores vão fazer quando acabarem de ler o primeiro capítulo e avançarem para o próximo.

A história de Ram é muito curiosa; foi deixado à porta de uma igreja cristã à nascença e obrigado a converter-se a três religiões: hindu, muçulmana e cristã. E além de todas identidades que assolam a sua vida, Ram parece ter-se tornado num íman de problemas. E quando entra no mais famoso concurso televisivo, não por dinheiro, mas para encontrar um amor perdido, nem sabe que está prestes a criar mais um complicado trama na sua vida.

Completamente diferente do que estou habituada a ler, Vikas Swarup consegue contar numa belíssima história de vida, amor e determinação o lado negro da sociedade indiana e mostrar que não é preciso ser-se absolutamente inteligente para conseguir o que se quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário