Boas

Obrigado por ter passado pelo blog e, é claro, não se esqueça de se adicionar aos amigos. Sempre ajuda para que este site se torne algo mais!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Perfume: História de um assassino (Das parfum)" - Patrick Suskind

Sinto-me um bocado arrependida por ter deixado o blogue ao abandono, mas estou a começar um novo período de aulas e para mim ler já é uma coisa impossível, quanto mais fazer resumos...

Antes de começar a lê-lo, pensei já ter uma ideia definida do que seria, mas logo a primeira página cativou-me, e não da forma que estava à espera.

Vou começar a dizer que gostei, mas vou avisar de que não o aconselho. O livro é medonho, com cenas nojentas e pavorosas que me arrepiaram e mal me deixavam dormir. Quando olhava para ele, tinha medo e sinceramente não sei como ele é indicado para alunos do 9º ano. Enfim...

A história situa-se no século XIII, em Paris, na altura a cidade mais populosa (e fedorenta) da Europa. É aí que nasce o nosso protagonista, Grenouille, atrás de uma banca de feira, rodeado por tripas de peixe. Abandonado pela mãe à nascença, desenvolveu um dom extraordinário: consegue identificar qualquer odor à distância. Graças ao seu talento, é contratado pelo melhor perfumista na cidade, agora um velho sem inspiração. Com a sua ajuda, reavive a esperança do velho e cria perfumes admirados em todo o mundo.

Mas não é aqui que a parte nojenta vem ao de cima. Com o seu dom, fareja um odor incrível, algo que ele nunca sentiu antes. E aí, quando segue o cheiro, conhece uma rapariga mas, numa tentativa de guardar o seu perfume para sempre, mata-a... Mas o odor não dura para sempre. A partir daí, torna-se uma luta diária a tentar arranjar uma forma de conseguir preservar o odor humano. E criar o perfume perfeito torna-se uma prioridade...

A mentalidade do protagonista causa arrepios. Ele não sente amor nem compaixão, apenas o desejo de assassinar o retirar o odor às suas vítimas. Muito diferente do que estou acostumada mas, de certo modo, refrescante.

Vi o filme há poucas semanas. Para entendê-lo é necessário ter lido o livro primeiro. Mas não gostei muito, vou dizer porquê. Creio que cortaram partes essenciais à história, o que deixou-o um pouco insonso. Bem, acho que os filmes são assim...




Nenhum comentário:

Postar um comentário