Boas

Obrigado por ter passado pelo blog e, é claro, não se esqueça de se adicionar aos amigos. Sempre ajuda para que este site se torne algo mais!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Chocolate (Chocolat)" - Joanne Harris

Após ler só boas críticas a favor deste romance, acho que vou fazer-me de diferente e dizer que não foi assim tão especial.

Vianne, mãe solteira, instala-se numa pequena aldeia no sul de França e abre uma chocolateira. Na altura, são muitas as atenções chamadas para a pequena loja, umas melhores que outras. Mas o tirano pároco da aldeia, … quer que Vianne e a pequena filha, Anouk, saiam da cidade pois acha que estão a perturbar a serenidade e a espiritualidade dos seus habitantes.

Desde cedo que Vianne está habituada a nunca andar mais que um ano no mesmo local. Fugia de cidade em cidade com a mãe, tentando não dar de caras com o inimigo, o dito “Homem de Preto”. Durante muitos momentos da história são descritos inúmeros rituais pagãos, e são estes argumentos que querem expulsar Vianne da pequena aldeia.

Como eu não gosto de romances lentos, este livro não foi feito para mim. Ao todo são duzentas e cinquentas páginas, e são precisas duzentas para que aconteça algo de interessante. O longo início a que o leitor está sujeito apenas conta a abertura da loja e a vida da pequena cidade e dos clientes habituais da chocolateira.

Não sei se foi o facto da minha mente ainda só apreciar um certo género literário que vai logo ao assunto. Livros que têm páginas apenas para encher não, obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário